NOTÍCIAS DA SEMANA
Algumas notícias da semana, em formato de Drops, do universo da música, cinema e literatura – 31 de março a 3 de abril.
FESTIVAL PROGPOWER NOS EUA COM VÁRIOS CANCELAMENTOS | MÚSICA
O ProgPower USA é um evento anual nos Estados Unidos que reúne grandes nomes do power e do prog metal de várias partes do mundo e a 24ª edição está marcada para os dias 3 a 6 de setembro deste ano, porém, após a posse de Donald Trump como presidente, o festival está enfrentando dificuldades com os vistos dos músicos de bandas de fora dos Estados Unidos, conforme anunciado em suas redes sociais.
Em um comunicado detalhado, acompanhado de uma campanha de arrecadação online, o produtor do evento, Glenn Harveston contou que, antes, dois escritórios de imigração cuidavam dos pedidos de visto. Agora, todos passam por um único centro no Texas, que é distribuído de acordo com seus próprios critérios. Isso aumentou os prazos, e 20% dos pedidos de um dos escritórios não têm dados definidos para análise.
Existe uma opção “premium” para acelerar o processo, mas o custo é de quase 3 mil dólares por banda. “Já investi 32 mil dólares em vistos este ano e reservei mais 10 mil para as entrevistas nos consulados depois das aprovações. No total, gastar 70 mil dólares para trazer oito bandas internacionais para shows exclusivos nos EUA está sendo um desafio, por causa da lentidão do Centro de Imigração, algo que não posso controlar”, disse Glenn.
Em fevereiro, a banda alemã Iron Saviour cancelou sua participação, por não concordar com decisões da nova gestão americana e a postura do atual presidente, Donald Trump, na guerra entre Rússia e Ucrânia.
Os fãs apoiaram o festival na campanha de arrecadação, que chegou a arrecadar cerca de 37 mil dólares antes de ser pausada, ajudando a cobrir os custos extras dos vistos. Mesmo com esse esforço, na manhã da sexta-feira, dia 4 de abril, a organização anunciou o cancelamento de três bandas, Jelusick, All For Metal e Temic, pois seus pedidos de visto P-1, necessários para artistas e atletas, foram negados. Por outro lado, bandas como Vanden Plas, Orden Ogan, Cemetery Skyline, Majestica e Skald tiveram os mesmos vistos aprovados.
De acordo com Glenn, todos os pedidos foram feitos nas últimas semanas usando o modo “premium”, mais caro. O advogado do festival acrescentou: “Estamos notando um aumento fora do comum nos pedidos de vistos O e P, com o USCIS exigindo mais documentos, mesmo de artistas que já tiveram vistos antes.
QUATRO CINEBIOGRAFIAS DOS BEATLES | CINEMA
Um dos filmes mais aguardados dos próximos anos, a cinebiografia dos Beatles, dirigida por Sam Mendes, ou melhor, serão quatro filmes, pois cada uma das versões será o ponto de vista de um dos membros do Fab Four.
Esta semana foram escolhidos os atores que vão interpretar John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison nas telas.
A produção anunciada em fevereiro de 2024, finalizou a seleção para contar a trajetória daquela que é considerada a maior banda de todos os tempos. Os atores escolhidos para dar vida aos Beatles foram:
- Paul Mescal (conhecido por Normal People e Aftersun) como Paul McCartney;
- Harris Dickinson (de Garra de Ferro e Triângulo da Tristeza) será John Lennon;
- Barry Keoghan (visto em Saltburn e Os Banshees de Inisherin) dará vida a Ringo Starr;
- Charlie Rowe (de Neverland e Rocketman) será George Harrison.
Esse projeto é especial por um motivo único: será a primeira vez que a Apple Corps Ltd., junto com Paul McCartney e Ringo Starr, os dois membros ainda vivos da banda, e as famílias de John Lennon e George Harrison, liberaram os direitos completos da história e das músicas para um filme roteirizado.
As quatro partes da cinebiografia estão programadas para chegar aos cinemas em 2027, e será um lançamento mundial. Em nota, os Beatles descreveram o projeto como algo “inovador e revolucionário”, com os filmes interligados de uma forma que terá mais detalhes revelados perto da estreia.

LIVRO DE KEANU RIVERS SERÁ LANÇADO NO BRASIL | LITERATURA
Nesta sexta-feira, dia 04, a Editora Jangada anunciou que vai lançar no Brasil o livro O Livro de Algum Outro Lugar, escrito pelo ator Keanu Reeves. A obra faz parte do universo de BRZRKR, uma série de quadrinhos criada por Reeves, e traz uma história que se passa em um cenário alternativo.
O enredo segue Unute, um guerreiro imortal que mistura traços de super-herói e anti-herói. A trama acompanha sua jornada de milhares de anos para entender sua própria imortalidade, misturando ficção científica, fantasia, mitologia e elementos históricos. O universo de BRZRKR, que remete aos Berserkers, guerreiros nórdicos famosos por sua fúria nas batalhas, já é um sucesso nos quadrinhos. Publicado pela BOOM! Studios, o primeiro volume vendeu mais de 615 mil cópias em 2021, sendo a HQ mais vendida desde Star Wars #1, de 2015.
O livro é uma parceria entre Keanu Reeves e o escritor China Miéville, combinando estilos narrativos diferentes em três perspectivas. Na primeira história, vemos um soldado de 80 mil anos que deseja encontrar um jeito de morrer e acaba como cobaia do governo dos EUA, que quer copiar sua habilidade. A segunda parte traz histórias em terceira pessoa, no tempo presente, sobre pessoas que cruzaram o caminho de Unute ao longo dos séculos. Por fim, há capítulos em segunda pessoa, nos quais o próprio Unute reflete sobre sua vida e revela seus pensamentos. Essa mistura promete uma leitura única e envolvente.
O livro já está em pré-venda, mas ainda sem data oficial para lançamento.
AINDA ESTOU AQUI CONTINUA AUMENTANDO O NÚMERO DE ESPECTADORES | CINEMA
O filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, encerrou sua exibição nos cinemas brasileiros após 21 semanas em cartaz, conquistando mais de 35 prêmios nacionais e internacionais. A longa temporada nas telas foi impulsionada pelo apoio do público, que resultou em 5.834 milhões de pessoas que estiveram presentes nas salas de cinema, segundo a assessoria da produção.
A obra trouxe destaque ao cinema nacional com vitórias como o Oscar de melhor filme internacional, o Goya de melhor filme ibero-americano, o Globo de Ouro de melhor atriz em drama para Fernanda Torres, o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza e sete troféus de melhor filme pelo júri popular.
Ainda estou aqui já foi exibido em 42 países, incluindo Argentina, Itália, México, Austrália, Alemanha, Chile, Peru, Polônia, Turquia e Nova Zelândia, entre outros. As estreias internacionais continuam, com lançamentos previstos na China (17/05), Japão (agosto de 2025), Escandinávia (12/09), Dinamarca (02/10) e Noruega (03/10).
RICHIE FAULKNER, GUITARRISTA DO JUDAS PRIEST E AS SEQUELAS DE UM AVC | MÚSICA
Richie Faulkner, guitarrista da banda Judas Priest, passou por sérios problemas de saúde nos últimos anos.
Em 2021, durante um show, ele sofreu um aneurisma na aorta, passou por uma cirurgia de mais de 10 horas no peito e a colocação de peças artificiais. Cerca de um mês depois, veio um AVC, seguido por uma série de mini-AVCs, que deixou sequelas permanentes em seu cérebro. Aos 45 anos, ele abriu o coração em uma entrevista ao site Premier Guitar sobre tudo o que viveu.
O primeiro AVC aconteceu enquanto ele estava com sua namorada, a filha do casal e o cachorro. Antes disso, Richie percebeu alguns sintomas leves que estavam se agravando. Em 2022, ele passou por outra cirurgia no tórax por causa de um vazamento e, mais uma vez, ocorreu um mini-AVC. Mesmo assim, voltou aos palcos com o Judas Priest naquele mesmo ano. Porém, ele notou uma diferença na mão direita, que a princípio pensou que fosse por causa dos anéis, depois trocou as palhetas, mas nada deu resutado, depois, o pé e a perna direita também apresentaram sintomas. Exames revelaram danos no lado esquerdo do cérebro, afetando o lado direito do corpo.
Na entrevista, Richie contou que só agora decidiu falar abertamente. Ele admitiu que enfrenta dificuldades para tocar, algo que sofreu durante a gravação de Invincible Shield (2024), o álbum mais recente do Judas Priest, e nos shows desde então. Por um tempo, ele evitou falar sobre o assunto por medo de perder a confiança da banda, dos fãs e dos patrocinadores.
Mas dois motivos o fizeram mudar de ideia. Primeiro, ele quis apoiar quem passa por situações semelhantes. O segundo motivo foi a necessidade de desabafar sobre a frustração que carrega desde 2022. Ele destacou que as bases rítmicas do Priest, mais complexas que os solos, são o maior desafio com as sequelas, mas o impacto é sutil para quem ouve, ainda assim, o incomoda.
O Judas Priest volta ao Brasil em abril para três shows: dia 16 no Arena Rock, em Brasília; dia 19 no Monsters of Rock, em São Paulo; e dia 20 em um show solo na Vibra, também na capital paulista.

CAZUZA GANHA MOSTRA SOBRE SUA VIDA E OBRA | MÚSICA
Foi anunciada nesta quarta-feira, dia 3, a maior exposição já feita sobre a vida de Cazuza, que estreia em 12 de junho no Shopping Leblon, no Rio de Janeiro.
Com curadoria de Ramon Nunes Mello, direção artística do Caselúdico e apoio da Fundação Viva Cazuza e de Lucinha Araújo, mãe do cantor, a mostra promete ser uma experiência única.
Chamado de Cazuza Exagerado, o evento vai levar ao público, objetos pessoais, estatuetas, letras escritas à mão, fotos, vídeos raros e documentos do artista. Serão nove salas interativas, com cenários e tecnologia, que vão contar a história de Cazuza desde a infância, passando pelo sucesso com o Barão Vermelho, até a carreira solo e sua morte em 1990, aos 32 anos. A exposição comemora os 40 anos do álbum Exagerado, lançado em 1985, primeiro trabalho solo do cantor.
Os ingressos estarão disponiveis a partir de 19 de maio pelo site cazuzaexposicao.com.br. A realização é da Hit Makers, do Grupo 4ZERO4, com patrocínio do Bradesco e apoio da helloo e do Shopping Leblon.
A ideia, segundo os organizadores, é destacar o legado de artistas brasileiros usando recursos como inteligência artificial e uma abordagem sensorial.
DIÁRIO SECRETO DE JOAN DIDION | LITERATURA
Um livro inédito de Joan Didion, Notes to John, será lançado nos EUA com anotações feitas pela autora entre os anos de 1999 e 2001, escritos durante sessões com o psiquiatra Roger MacKinnon.
Descoberto após sua morte em 2021, o diário, dedicado ao marido John Gregory Dunne (falecido em 2003), é mais íntimo que suas obras anteriores. Didion recria as conversas com MacKinnon, misturando diálogos diretos e reflexões pessoais, mostrando sua busca por respostas, como em O Ano do Pensamento Mágico (2005) e Noites Azuis (2011).
Trechos na New Yorker revelam segredos, como um câncer que ela tratou em silêncio com o marido e um namoro abusivo antes do casamento, com um ex violento que a apresentou a Dunne. A ansiedade aparece muito em seus relatos, Didion rejeitava remédios, dizendo que precisava dela para funcionar.
Ela também fala da filha, Quintana Roo, adotada com John, que aos 35 anos lutou contra a depressão e o alcoolismo, lembrando traços suicidas do avô, nenhum dos dois, porém, morreu assim.
Didion resume seu jeito de lidar com traumas: “Você segue em frente, controla tudo pelo trabalho, mas o medo fica”.
No Brasil, as obras de Didion são publicadas pela editora HarperCollins, que ainda não divulgou informações sobre o lançamento nacional.
LIVROS DE COLORIR NAS LISTAS DOS MAIS VENDIDOS | LITERATURA
Na última semana, 12 dos 20 livros mais vendidos nas livrarias brasileiras eram livros de colorir, de acordo com a Lista de Mais Vendidos do PublishNews de sexta-feira (4).
Os números, referente a vendas entre os dias 24 e 30 de março de 2025 em 39 livrarias e redes do Brasil, mostram a força do gênero. A coleção Bobbie Goods colocou a HarperCollins entre as cinco principais editoras, mas a Sextante liderou com 16 títulos na lista.
Segundo a Nielsen Bookscan, em dados divulgados pela Folha de S.Paulo , os livros de colorir venderam mais de 150 mil exemplares no varejo brasileiro entre dezembro de 2024 e março de 2025.
Diferente do que aconteceu há 10 anos, o público atual é composto por jovens adultos e leitores de livros “cozy”, temas e imagens leves e delicadas que conquistam a nova geração.
E esta semana é isso, voltamos na próxima semana com mais notícias da semana, do universo da literatura, do cinema e da música.
Enquanto isso, você pode ler mais artigos interessantes!!!!!