DROPS DE NOTÍCIAS DA SEMANA

DROPS DE NOTÍCIAS DA SEMANA – 24 A 30 DE MARÇO

Notícias

Algumas notícias da semana em formato de drops, do universo da música, cinema e literatura – 24 a 30 de março 

LINKIN PARK NOVAMENTE NO BRASIL | MÚSICA 

Os fãs brasileiros do Linkin Park têm motivos para comemorar: a banda anunciou três shows no Brasil em novembro deste ano. Além disso, eles divulgaram uma nova música, intitulada “Up from the Bottom”, a primeira lançada a partir do álbum “From Zero”. Esse disco, que chegou ao público em novembro de 2024, trouxe as estreias de Emily Armstrong como vocalista e Colin Brittain na bateria, marcando uma nova fase para o grupo. 

As apresentações no país estão confirmadas para três cidades. O primeiro show será em Curitiba, no Estádio Couto Pereira, no dia 5 de novembro. Depois, a banda segue para São Paulo, onde se apresenta no Estádio MorumBIS, em 8 de novembro. O encerramento da turnê brasileira acontece em Brasília, na Arena BRB Mané Garrincha, no dia 11 de novembro. 

Inicialmente, o roteiro da banda incluía paradas no Rio de Janeiro e em Porto Alegre, mas essas cidades acabaram sendo retiradas da agenda. Em compensação, Curitiba, que não estava na lista original, foi adicionada como uma surpresa bem-vinda para os fãs da região.  

ÚLTIMO SHOW DA HISTÓRIA DO SEPULTURA | MÚSICA 

A turnê de despedida do Sepultura, a “Celebrating Life Through Death”, iniciada em março do ano passado, ainda não tem uma data final oficialmente confirmada. No entanto, nos últimos meses, os músicos vêm dando pistas empolgantes sobre o que estão esperando para o capítulo derradeiro de sua trajetória. 

O guitarrista Andreas Kisser revelou que o show final deveria acontecer em São Paulo, e não em Belo Horizonte, cidade natal do grupo e ponto de partida da turnê. Ele também comentou sobre a possibilidade de reunir todos os ex-integrantes da banda, inclusive os irmãos Max e Iggor Cavalera, para uma celebração histórica.  

Mais recentemente, Kisser apresentou novos detalhes, após lotarem o Espaço Unimed, em São Paulo, por três noites, atraindo cerca de 24 mil fãs no total, o plano agora é encerrar a carreira em grande estilo, um show em um grande estádio. Como o evento será na capital paulista, os locais mais cotados são o Allianz Parque ou o MorumBIS, locais frequentemente escolhidos para grandes espetáculos. 

Nas palavras do guitarrista, o Sepultura quer transformar esse momento em “uma grande festa”, com a participação de outras bandas que marcaram a jornada da banda nestes 40 anos de estrada.  

Um adeus à altura de uma das maiores lendas do metal brasileiro! 

SISTER ROSETTA THARPER, MÃE DO ROCK, NAS TELAS DE CINEMA | CINEMA 

Conhecida como “mãe do rock”, Sister Rosetta Tharpe será o foco de uma cinebiografia já bem aguardada. O longa, batizado de “Rosetta”, está em produção pela Amazon MGM Studios e vai explorar a vida desse ícone que abriu caminhos para a música moderna. 

Embora o elenco ainda esteja em formação, a estrela principal já foi escolhida: Lizzo interpretará a artista em questão. Com 36 anos, a cantora já lançou quatro álbuns e conquistou o público com sucessos como “Truth Hurts”, “About Damn Time”, “Good as Hell” e “Juice”. Seu talento também foi reconhecido com 13 indicações ao Grammy, vencendo quatro delas, e um Emmy pelo programa “Lizzo Procura por Mulheres Grandes”. Agora, ela terá a missão de reviver o legado de Tharpe, uma influência fundamental no nascimento do rock’n’roll. 

Ainda em desenvolvimento, o filme pretende destacar os capítulos mais impactantes da trajetória de Sister Rosetta Tharpe. A data de lançamento ainda não foi divulgada, mas os fãs já estão ansiosos para conferir essa homenagem nas telas dos cinemas. 

DROPS DE NOTICAS DA SEMANA

PAULO LEMINSKI SERÁ HOMENAGEADO NA FLIP | LITERATURA 

A 23ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que retorna ao seu calendário tradicional de 30 de julho a 3 de agosto, terá Paulo Leminski (1944-1989) como o autor homenageado. Pela primeira vez na história do evento, um escritor nascido no sul do Brasil recebe essa distinção.  

Escolher um homenageado é uma tradição da Flip desde sua estreia, oferecendo uma chance de revisitar e redescobrir a obra do autor em foco. Nomes como Vinicius de Moraes, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Ana Cristina Cesar, Hilda Hilst e Maria Firmina dos Reis já passaram por esse reconhecimento.  

Leminski foi muito além da literatura. Ele escreveu Catatau, um romance experimental dos anos 1970, foi tradutor, produziu biografias eruditas, foi judoca faixa-preta, publicitário e até músico. Ainda assim, é pela poesia pop e irreverente que ele ficou mais conhecido. Em uma época sem internet, o escritor expandiu sua influência a partir de Curitiba, conectando-se ao Brasil por cartas, viagens improvisadas e longas ligações via telefone. Colaborou com a editora Brasiliense e fez parcerias musicais com nomes como Caetano Veloso, Moraes Moreira, Jorge Mautner, Guilherme Arantes e Itamar Assumpção. 

Para a organização do evento, o legado de Leminski transcende sua obra. “Ele estará vivo nas ruas de Paraty, enquanto a cidade se transforma com a literatura e as artes”, diz Mauro Munhoz, diretor artístico da Flip. “Leminski desafiou os limites da linguagem, rompendo formas tradicionais para levar a poesia a novos públicos. Ele nos provoca a pensar: por que a arte não está mais presente no cotidiano? Com haicais e refrães, ele mostrou que a poesia é arte em essência, ampliando nossa imaginação.” 

“É TUDO VERDADE” COMPLETA 30 ANOS | CINEMA 

O festival “É Tudo Verdade” chega à sua 30ª edição em grande estilo, reunindo o melhor do cinema documental com 85 filmes de 30 países diferentes. As exibições são totalmente gratuitas, com reserva prévia de ingressos, acontecem entre 3 e 13 de abril, em São Paulo e no Rio de Janeiro, levando ao público uma programação rica e diversa. 

Em São Paulo, os documentários serão exibidos no CineSesc, Centro Cultural São Paulo, Cinemateca Brasileira e IMS Paulista. Além das competições de longas, médias e curtas-metragens, tanto nacionais quanto internacionais, o evento reserva espaço para homenagens especiais. Em 2025, os holofotes se voltam para o brasileiro Vladimir Carvalho (1935-2024), com uma retrospectiva de sua obra, e para o britânico Humphrey Jennings (1907-1950), ícone do documentário poético. Clássicos do gênero, como Cabra Marcado para Morrer, de Eduardo Coutinho, também constam da programação. 

O festival também vai promover um seminário com cineastas premiados e a 22ª Conferência Internacional do Documentário. Para quem não compareceu presencialmente, há ainda sessões online na plataforma Itaú Cultural Play, disponíveis de 14 a 30 de abril.  

HADDAD PROMETE REVER IMPOSTOS PARA DISCOS DE VINIL | SOCIEDADE 

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que vai reavaliar os impostos cobrados sobre discos de vinil importados. A declaração foi feita em uma entrevista a um podcast na noite de sexta-feira, 21 de março, trazendo boas notícias para os colecionadores brasileiros. 

O hábito de colecionar discos de vinil voltou a ganhar força nos últimos anos, mas os custos para importar esses itens têm sido consideravelmente cada vez mais altos. Desde agosto de 2024, uma nova regra tributária determina que produtos internacionais de até US$ 50 (incluindo frete), comprados de empresas inscritas no Programa Remessa Conforme, paguem 20% de imposto de importação. Além disso, o ICMS, que varia de acordo com cada estado, encarece ainda mais o valor final. 

Anteriormente, a Receita Federal tinha isentado as taxas de importação de CDs, DVDs e vinis que fossem produzidos no Brasil com obras de artistas brasileiros ou interpretados por artistas nacionais. No entanto, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em setembro de 2024 mudou o cenário: mídias físicas importadas com músicas de artistas brasileiros não tem mais direito à isenção prevista na Constituição para produtos nacionais. 

Com a promessa de Haddad, os fãs de vinil agora aguardam uma possível redução nos custos para manter viva essa paixão retrô. 

FITA RARA DOS BEATLES É ENCONTRADA | MÚSICA 

Um achado inesperado mexeu com o universo da música nesta semana: uma fita rara dos Beatles foi localizada. Rob Frith, dono da Neptoon Records, loja de discos situada em Vancouver, Canadá, anunciou que possui uma cópia da gravação original da audição realizada pela banda em 1962 para a Decca Records. Na ocasião, o gravadora tomou uma decisão que marcaria sua história de forma negativa, ao dispensar os Beatles e fechar contrato com Brian Poole and the Tremeloes. 

No começo, Frith acreditava que o material seria apenas uma gravação pirata. A fita, no entanto, tem origem curiosa: veio de Jack Herschorn, antigo proprietário da Mushroom Records, que conseguiu na década de 1970 através de um amigo produtor em uma visita a Londres. Chamada de “Beatles 60s Demos”, ela reúne 15 músicas gravadas em 1º de janeiro de 1962, período em que Pete Best ainda era o baterista, antes da entrada de Ringo Starr. 

O comerciante não planeja comercializar o item, mas sugeriu, em tom descontraído, que poderia disponibilizar uma cópia à Decca “para que eles consertem seu equívoco do passado e publiquem o material”. Além disso, garantimos que, se Paul McCartney passar pela loja, a fita será entregue ao ícone da música sem pestanejar. Um verdadeiro relicário sonoro que traz de volta os primeiros passos de uma das maiores bandas de todos os tempos! 

MORRE RICHARD CHAMBERLAIN, GALÃ DOS ANOS 60 | CINEMA 

Richard Chamberlain, ator celebrado com periodicidade ao Emmy e astro dos anos 1960, morreu aos 90 anos no sábado, 29 de março, em decorrência de problemas causados por um derrame. Reconhecido por dar vida ao Dr. James Kildare na série homônima e por atuações memoráveis em minisséries como Shogun e The Thorn Birds , ele marcou época tanto na TV quanto nos palcos. Seu assessor, Harlan Boll, oficializou a notícia no domingo, 30 de março. 

O sucesso veio rápido com Dr. Kildare , exibido de 1961 a 1966, quando Chamberlain se transformou em ídolo juvenil e símbolo de charme. O Guardian o retratou na época como um jovem de 27 anos “talhado por uma sombra afetuosa, com um toque de benefícios, doçura e refinamento”. Nos anos 1980, sua habilidade em dramas televisivos rendeu o título de “rei das minisséries”, consolidando seu nome na indústria. 

No teatro, ele brilhou ao encarnar figuras como o Professor Henry Higgins em My Fair Lad, o Capitão von Trapp em The Sound of Music e personagens shakespearianos, como Hamlet e Ricardo II. Chamberlain também foi o Jason Bourne original, na adaptação de 1988 de The Bourne Identity .  

Sua carreira, que atravessou décadas, segue viva no coração dos admiradores. 

NOTÍCIAS DA SEMANA

E esta semana é isso, voltamos na próxima semana com mais notícias de música, literatura, cinema e arte em geral.

Enquanto isso, você pode ler mais artigos interessantes!!!!! 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *